Agencia de Correios de Extremoz e seu serviço “fora aparte”

Nós nordestinos utilizamos a expressão “fora aparte” para explicar aquilo que não funciona como no resto das coisas que são da mesma forma, é uma expressão que apresenta uma exceção a regra, ou seja o que não faz parte da regra geral.

No caso das coisas “fora aparte”, uma que está me deixando quase louco é a agência de correios de Extremoz, que possui uma gerência sui generis, por acreditar que pode fechar a qualquer horário bastando colocar um cartaz na porta que tudo está bem.

Imagem

Hoje (20/06/2012) pela segunda semana consecutiva as pessoas que se dirigiram à Agência de Correios do Município de Extremoz encontraram a agência fechada, como vimos na foto acima três cartazes estavam fixados na frente da repartição pública federal, o primeiro é um comunicado sobre horário de atendimento e os serviços prestados em cada turno na agência e o segundo um “fora aparte” que já é nosso conhecido desde a semana passada (veja aqui), dizendo que a agência só abrirá amanhã.

Quando fazíamos as fotos, inesperadamente a porta da agência se abriu e um funcionário saiu perguntamos a ele porque a agência estava fechada, recebemos a resposta de que era por motivos técnicos e que a ordem de fechamento vinha da gerência da agência.

Imagem

O comunicado avisa que o funcionamento da agência está dividido em dois períodos, pela manhã seria das 8:00 às 12:00 horas (semana passada por dois dias não abriu as portas) e pela tarde das 13:30 às 16:00 horas, período em que nunca desde a semana passada vimos a agência aberta.

Outra questão estranha, é que os/as cidadãos/ãs que não recebem carta em suas residências por não ter o serviço de entrega estabelecido na área geográfica de seus domicílios, e as correspondências que são enviadas para as situação que é denominada tecnicamente “posta restante” pelos correios, só podem pegar suas correspondências no período da manhã.

Esse cerceamento do acesso às correspondências no período da tarde por si só já representaria uma arbitrariedade ao reduzir o direito a comunicação escrita, algo inconcebível na “era do acesso”, quando o mundo debate formas de garantir internet para todos, em Extremoz temos vemos a necessidade de buscar a garantia serviços de postagem e recebimento de correspondências para todos.

Durante a tarde, fica bem claro pelo “fora aparte” que não são entregues nenhum tipo de correspondência na agência, pois “somente” seriam prestados os serviços de atendimento bancário, CPF e postagem de correspondências, serviços que também podem ser realizados pela manhã.

É uma insensibilidade com os trabalhadores e trabalhadoras de Extremoz que não são atendidos pelo serviços de entrega domiciliar de correspondências, o fato de não existir nenhum momento de entrega fora do horário comercial, quando todos e todas estão em seus trabalhos e mais perverso ainda é o fato de restringir a entrega “somente” a parte da manhã.

Até quando o descaso com o contribuinte cidadão e cidadã vai continuar? Ainda que desde a semana passada uma coisa melhorou, a desculpa pelo fechamento, pois antes era por motivos superiores e agora como vimos nos dois cartazes fixados na porta dos correios é por “manutenção no sistema bancário e postal”.

Será que a “revolução tecnológica” veio para atrapalhar os serviços postais em Extremoz? Pois em nenhum outro município brasileiro (e olha que já rodei) eu vi uma agência com tanta impossibilidade de abrir sejam por “manutenções” ou “motivos superiores”, cremos piamente, que serviço público é pra funcionar e duvido que mesmo com todos os serviços de Tecnologia da Informação travados não se pudesse enviar pela agência de Extremoz sequer uma cartinha social, ou quem sabe ver se chegou alguma notícia da capital.

Em última análise a agência poderia ficar aberta pra servir um copo de água para os incautos que se dirigem a ela e para dar atenção ao cidadão e cidadã explicando o motivo real do mal funcionamento dessa agência, dizendo quando esses “fora aparte” vão acabar e a agência vai funcionar em tempo integral garantindo trabalho e renda para os servidores que nela estão lotados e lotadas.

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Agencia de Correios de Extremoz e seu serviço “fora aparte”

  1. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s