Professores dialogam sobre a organização e luta pela contratação imediata de todos e todas aprovados em concurso de 2011

A reunião aconteceu no ultimo dia 14 de agosto, na CTB.


Temos que estar preparados pois em 28 de fevereiro de 2016, finaliza o prazo de validade do concurso da SEEC/2011 e após essa data as convocações só poderão ocorrer por via judicial.
Atentos aos prazos e tramites legais estamos articulados com a advogada Raissa Fonseca que vem acompanhando ações que garantiram a posse de 30 suportes pedagógicos do Polo II, estando no momento a acompanhar professores e suportes nos polos I, II e IV, contando agora com o reforço da advogada Ana Lia Gomes que está disponibilizando estrutura e suporte para os trabalhos se expandirem para o Polo III.


Uma das nossas principais preocupações é ampliar a mobilização da categoria para os polos 4 e 5, ainda distante da organização.
A CTB se colocou a disposição e falou que essa é uma das maiores reuniões que ocorre na CTB nos últimos dias. “A CTB está disposição de vocês. Aqui é a casa dos trabalhadores. A CTB é a terceira maior central do pais, temos um histórico que nos credencia para a luta.” afirmou o presidente da Central companheiro de luta Moacir.

O professor Alessandro fez uma retrospectiva da luta para que os professores/as sejam convocados/as e explica que ao finalizar dois anos da validade do concurso e ao ser renovada pela governadora, professsores como Ariadne, Ricardo Ramos, Marise Vaconcelos e Maiara Vasconcelos, Augusto Chagas e tantos outros se colocaram em defesa da convocação imediata dos concursados/as.


O professor afirmou que “Iniciamos uma rede de dialogos e organização da nossa luta, sem dúvida a maior rede de luta do estado do Rio Grande do Norte mobilizada pelas Redes Mundiais de Computadores”, quando mais e mais professores foram chegando para fortalecer nossa organização, mais complexa e multipla se tornou nossa luta, hoje não estamos só nas redes, estamos aqui mais de 50 em um sábado de manhã reunidos presencialmente, essa é a maior demonstração da dimensão e responsabilidade que temos com a Educação do RN.
Ao iniciar a mobilização de professores/as ha mais de dois anos, fomos ao Sinte e solicitamos uma reunião com o Secretário Estadual da Educação, eles não levaram a frente, quiseram amortecer nossa luta.
Nossa reunião foi um divisor de águas para educação do RN. Vamos fazer a diferença nas escolas, superando a vontade individualista. O nosso debate na rede social é uma ferramenta politica de dialogo. Estamos colocado pra fora as verdades da educação.
Fomos nós professores e professoras do concurso SEEC/RN 2011 que estamos sendo os verdadeiros defensores da Pátria Educadora, antes de nós senhoras e senhores não havia discussão, com levantamento público informando de forma transparente sobre assuntos como os desvios de função, atraso nas aposentadorias, falta de um plano de carreira que seja efetivado e da completa inexistencia de uma data base com propostas efetivas de luta pelo SINTE/RN.
Os professores/as saem da reunião com o compromisso de manter o grupo coeso e mobilizado. Afirmando a disposição para lutar pelos direitos e lembram que no RN existem 4 mil profissionais com idade e tempo de serviço para se aposentar, tem mil e 100 professores/as readaptados/as e pelos nossos cálculos poderíamos chamar todos os aprovados no concurso e ainda precisaríamos de mais 1000 professores para completar o quadro.
Com os dados efetivamente levantados por Ricardo Hist por exemplo, temos 104 vagas para professor efetivo de filosofia somente no polo II, vagas que são ocupadas indevidamente por professores de outras disciplinas, o que é aceitável em um momento em que não se tem professores desse componente curricular aprovados em concurso, mas é completamente inexplicável quanto temos aprovados e ainda classificados que não foram convocados.
Está na hora de fortalecer a luta.

Para isso foram criadas comissões por polo, que fica com a responsabilidade de mobilizar a categoria, solicitar do MP informações sobre a situação da educação.
Com essa finalidade a CTB vai fazer um oficio direcionado ao MP onde iremos organizar manifestações na frente do órgão, para que a coordenação entregue as denuncias e os oficios de solicitação de informação às DIREC e a SEEC para que as referidas Promotorias Públicas de todo estado solicitem e nos repassem as informações necessárias para os processos.
Nossa advogada orienta que a comissão solicite às DIREC através do MP o Rol da escola com quadro pessoal, admissão (como foi admitido) e a função que ocupa naquela escola.
Documentos que serão solicitados para todos os cargos lotados nas escolas do ASG aos Gestores e Gestoras.

Comissões de cada Polo:

Polo 1 – Marise, Breno, Rejane, Edneide e Neriene
Polo 2 – Augusto, Ricardo, Ariadne e Alessandro
Polo 3 – Franciel, Mariluce
Polo 4 – Por organizar com Augusto e Alessandro (mais quem quiser e vier);
Polo 5 – Por organizar com Augusto. Alessandro e Breno, primeiro representante (mais quem quiser e vier).
(Temos ainda 3 colegas que fazem parte da coordenação, responsáveis pela organização e captação de dados que peço perdão por estar sem o nome completo delas, mas iremos em busca desses dados para colocar aqui.)

Agenda de Luta:

Teremos manifestação dia 20 de agosto, em defesa da convocação imediata de todos os aprovados no concurso da SEEC 2011, em defesa da democracia, do pré-sal e de seu investimento em saúde e educação.
Teremos dia 26 de agosto, manifestação e entrega de denuncias ao MPRN, estaremos todos reunidos em frente ao Ministério público.
Amanhã teremos uma nota sobre a manifestação do dia 20 e no inicio da semana que vem nota sobre a manifestação do dia 26.

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Professores dialogam sobre a organização e luta pela contratação imediata de todos e todas aprovados em concurso de 2011

  1. Olá professores!
    Qual o local e hora da manifestação do dia 20/08/2015?
    Qual o horário que vocês estarão reunidos no MPRN dia 26/08/2015?
    Gostaria de saber para comparecer, pois acredito que a união de todos aprovados no concurso de 2011, pode sim fazer a diferença para uma nova ou novas convocações.
    Gostaria de entrar no grupo que pretende iniciar mandado judicial.

  2. Icaro Solano disse:

    Parabéns! É assim que se constrói uma educação de qualidade.

  3. evania disse:

    olá, alguém tem os contatos dos coordenadores do polo 1??

  4. Professora disse:

    Parabéns! É através de movimentos como estes que conseguimos nossos direitos.
    Gostaria de saber os contatos dos responsáveis pelo Pólo III (Pois sou deste pólo e preciso de algumas informações).

  5. ……..É
    isso mesmo companheiros e companheira vamos lutar por nossos direito.

  6. Rosimar Duarte disse:

    Parabéns! pela iniciativa, vamos a luta!! Estarei lá. Gostaria de saber como entrar em contato com os coordenadores do pólo 1.

  7. Adna Soares disse:

    Boa noite, sou do Polo IV, estou precisando do contato da comissão do meu Polo, por favor se alguém conhecer Augusto ou Alessandro me informem o número deles, temos um grupo no whatsapp de professores séries iniciais, estamos muito querendo falar com eles, desde já obrigada!

    • Priscila Nunes disse:

      Se você conseguir o contato deles também quero, porque também tenho interesse de entrar em contato com eles.

  8. kaio disse:

    Como consigo o contato do Polo 3 – Franciel, Mariluce

  9. José Messias de Bulhões disse:

    Estou dentro!
    Pois fui considerado apto e quero o meu direito, uma vez estive na secretaria de educação e fui informado por uma das coordenadoras desse concurso que o estado teria de convocar todos, pois o único critério de aprovação era acima de 7,5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s