Subsecretário da SEEC/RN anuncia segunda chamada de concursados de 2015 e concursos para temporários e efetivos.

Hoje, 06/07, em entrevista ao RN TV, o o subsecretário Domingos Sávio Silva de Oliveira da SEEC prometeu que na próxima semana haverá uma chamada de professores. Esperamos que o Ministério Público não inviabilize essa chamada alegando mais uma vez a ultrapassagem do limite prudencial.

Sala Vazia denota a falta de profesores.

Sala vazia denota a falta de professores.

Assim foi na última chamada quando o MP chegou a sugerir que os 427 convocados da primeira chamada fossem exonerados.

Segundo a reportagem exibida, faltam 938 professores no estado e contratações vem sendo feitas desde o inicio do ano, tanto para efetivos quanto renovação de seletivos, sendo que as mudanças não seriam perceptíveis.

Segundo o Subsecretário o que ocorre é que o estado do RN teria recebido uma herança perversa e maldita, um problema que não é pontual e sim estrutural, pois o RN não teria se programado para substituir as aposentadorias oriundas principalmente dos profissionais concursados na década de 80 (quando a Constituição Cidadã instituiu o concurso público).

Ainda segundo o subsecretário os concursos públicos foram mal programados, citando inclusive a forma de organização do último concurso, feita na forma de Polo, uma forma perversa que cria mais problemas do que soluciona.

Esperamos que essa convocação seja uma promessa a ser cumprida no prazo, pois a situação de falência do RN é real e dessa forma a mais das vezes nem a palavra pode ser cumprida por questões legais e financeiras, inexoráveis difíceis de se ultrapassar, ainda mais quando o próprio MP ao invés de ir em defesa da educação vai em defesa do limite prudencial.

Isso é uma inversão de valores onde a educação de nossos jovens fica em segundo plano em relação às finanças do estado.

Ao finalizar a reportagem o subsecretário anunciou dois concursos, um efetivo e um temporário marcados para o segundo semestre de 2015, esses concursos tem por finalidade corrigir nos próximos 4 anos as distorções que ocasionaram essa falta estrutural de professores. O mal planejamento dos últimos 10 anos é conforme o Subsecretário o grande culpado dos problemas que a educação do RN atualmente.

Este texto foi produzido tendo por base a matéria veiculada no RN TV disponivel em:
http://globotv.globo.com/inter-tv-rn/rn-tv-1a-edicao/v/na-metade-do-ano-letivo-escolas-do-rn-continuam-sem-aulas-de-algumas-disciplinas/4302089/

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Concurso Magistério Rn, Concurso Público, convocação concurso professores rn, Editais, Educação e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s