Reunião de concursados com a SEJUv e a SPPM apontam problemas e encaminhamentos a serem levados para reunião com Secretário SEECRN

Ontem 16 de abril de 2015, tivemos duas reuniões importantes para entendermos os rumos da educação no Rio Grande do Norte e os desafios que teremos para que consigamos sanar as necessidades de novos educadores em salas de aula no estado.

A primeira reunião foi com a Secretária de Estado Maria Divaneide Basílio que é representante legal da Secretaria Extraordinária da Juventude – SEJUv, que articulou a segunda reunião com a presença da SEJUv e também da Secretária de Estado Maria Teresa Freire da Costa que é a representante legal da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN.

Como desdobramento das reuniões, onde tratamos com as devidas especificidades de cada momento, de diversos temas que vão desde a participação da juventude e das mulheres em conferências a serem realizadas nesse ano, passando pelas perspectivas do Plano Nacional de Educação e a construção dos Planos Estadual e Municipais de Educação, chegando ao debate sobre a necessidade de novas contratações de professores, professoras e suportes pedagógicos, as problemáticas da última convocação devido a espantosa posição do Ministério Público do RN, ao querer enquadrar o Secretário da Educação na Lei de Responsabilidade Fiscal por exceder o limite prudencial ao corajosamente realizar a última convocação.

Estas reuniões com as diversas temáticas tratadas, devem provocar uma série de matérias na Rádio Cirandeira que buscarão fomentar o diálogo nos grupos de organização e debate que mantemos em Rede Mundial de Computadores.

Os encontros trouxeram informações esclarecedoras sobre a situação da educação no RN e apresentaram os compromisso da SEJUv e da SPPM com:

– a criação de um ambiente colaborativo de integração de ações conjuntamente com a SEEC em defesa da Pátria Educadora,
– a resolução da falta de professores mediante a busca conjunta de solução dos entraves para novas convocações que estão sendo pautados pelo MPRN,
– a defesa da participação popular cidadã na construção dos Planos Estadual e Municipais de Educação,
– a articulação da instituição de Conselhos de empoderamento juvenil e de gênero,
– a realização de Conferências livres, municipais e estadual com várias temáticas durante o decorrer do ano,
– e com ações diretas das duas secretarias em conjunto com a SEEC nas escolas estaduais do nosso estado como foi a demanda apresentada da Escola Estadual Lavoisier Maia Sobrinho entre outras.

A extensa pauta de compromissos com a Pátria Educadora vai culminar em uma terceira reunião que vai ser articulada pela SEJUv e pela SPPM com a SEEC, contando com a presença novamente de representantes dos nossos grupos concursados ainda não convocados e de colegas já convocados comprometidos com a transformação da Educação no RN.

Devido a extensa pauta, como já afirmamos, teremos que construir várias matérias para tratarmos dos diversos temas.

Continuamos na Luta pela Convocação dos Concursados e pela Pátria Educadora!!!

Alessandro da Silva Maia
Professor de Filosofia da SEEC/RN e articulador dos grupos de organização e debate dos professores em Rede Mundial de Computadores.

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em A Rádio, Aprovados Magistério RS, Concurso Magistério Rn, convocação concurso professores rn, Educação, PATRIA EDUCADORA, Pátria Educadora e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s