Encontro Nacional dos Pontos de Cultura acontecerá em Natal

Evento será realizado entre os dias 19 e 24 de maio e conta com mostras artística, fóruns, seminários e oficinas de capacitação

Com o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede, a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e a Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC) vão realizar, entre o dia 19 e 24 de maio, a Teia Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva. Evento acontecerá em Natal (RN).

teia

“Queremos estimular o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e os diversos atores do campo cultural”, explica Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC. Segundo a gestora, a realização da Teia da Diversidade estimula ações de valorização, políticas integradas e de promoção da cultura brasileira.

Na edição deste ano, além dos Pontos e Pontões de Cultura, participam grupos do “Encontro da Diversidade”, que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural. Fazem parte destes segmentos grupos de Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, LGBT, Crianças, Idosos, Juventude, Hip-Hop, Pessoas com Deficiência, Saúde Mental, Trabalhadores Urbanos, Povos de Terreiro, Quilombolas, Imigrantes, Mulheres, Trabalhadores Rurais, Mestres e Griôs.

Programação e espaços

A Teia da Diversidade contará com mostras artísticas e uma Feira de Economia Solidária e Criativa protagonizadas pelos Pontos de Cultura, que levarão a Natal demonstrações da diversidade do Programa Cultura Viva por meio de apresentações artísticas, da exposição e venda de produtos artesanais.

Oficinas, Fóruns e Seminários Temáticos serão alguns dos espaços de diálogo do evento. Entre os temas, destacam-se os debates sobre o acesso a equipamentos culturais, os encontros dos Pontos de Cultura Indígenas e de Leitura.

 

Na área audiovisual haverá uma mostra de produções dos Pontos de Cultura, o encontro do Grupo de Trabalho Temático e um Seminário sobre a Regionalização da Produção Audiovisual.

As atividades da Teia serão realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Praça Largo da Ribeira e no Teatro Alberto Maranhão.

A programação completa será divulgada em breve e os participantes do encontro poderão se inscrever gratuitamente nas oficinas a partir do dia 22 de abril.

Fonte:
Ministério da Cultura

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Cultura, Direitos Humanos, Editais, Educação, Oficinas, Política e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Encontro Nacional dos Pontos de Cultura acontecerá em Natal

  1. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s