Aos poucos as cidades digitais do PAC 2 são divulgadas

A presidente Dilma Rousseff vai lançar na próxima segunda-feira (14), às 11h, no Palácio do Planalto, o Programa cidade Digital, oportunizando internet gratuita para vários municípios brasileiros.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

E-cidades

E-cidades

Uma outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

No Piauí foram contempladas diversas cidades: Canto do Buriti, Coronel José Dias, Curimatá, Joca Marques, Júlio Borges, Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Oeiras, Pedro II, Ribeira do Piauí, São João da Fronteira, Sebastião Barros, Socorro do Piauí e Várzea Branca.

O senador Wellington Dias comemora mais essa conquista que teve apoio de toda a bancada federal do Piauí e parabeniza os municípios ora contemplados com a apresentação de projetos consistentes. Dias lembra ainda que os outros municípios que não cumpriram os critérios adotados nessa etapa poderão entrar numa nova etapa. “A população está no século XXI, na era digital, e os serviços públicos, em geral, estão no século XIX ou, no máximo, no século XX. Apoio com entusiasmos e quero apoiar projetos como esses”, destaca.

CIDADES DIGITAIS

Em 2012, o Ministério das Comunicações selecionou 80 municípios para a fase piloto do projeto, contemplando três cidades piauienses – Inhuma, Regeneração e São José do Divino. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013.

As cidades selecionadas estão dentro dos critérios estabelecidos pela Portaria nº 13, de 1º de fevereiro de 2013 do Ministério das Comunicações.

 

Fonte: http://www.acessepiaui.com.br

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Cidade Digital, Editais, Educação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aos poucos as cidades digitais do PAC 2 são divulgadas

  1. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s