Carijada: UFFS Campus Cerro Largo/RS realiza evento para fabricação de erva-mate artesanal

Iniciou, nesta quarta-feira (17), a 1ª Carijada da UFFS – Campus Cerro Largo, um evento simbólico da fabricação de erva-mate artesanal, idealizado pelos estudantes da primeira fase do curso de Agronomia, durante disciplina de História da Fronteira Sul. O objetivo, segundo a professora Bedati Finokiet, foi refletir o porquê da erva fazer parte da tradição e identidade das populações sulistas. “A erva-mate perpassa vários períodos da história, está presente em praticamente todas as culturas indígenas, principalmente a Guarani. Depois, com a chegada dos jesuítas a erva também foi utilizada nas reduções e transformou-se num produto de destaque em termos econômicos porque foi exportado para pagar impostos à Espanha”, explica.

Professora Bedati Finokiet

Professora da UFSS Bedati Finokiet

E como se faz erva-mate artesanal? Isso quem explica é o Sr. Zeno Aluíso Feix – avô do estudante de Agronomia Lucas Raimundo Raubert – que aprendeu a fazer erva desde pequeno, com seu pai. “Primeiramente, temos que sapecar os galhos, para estourar as células, depois quebrá-los e amarrar os montinhos, que se chamam ‘macacos’. Feito isso, trazemos os ‘macacos’ para essa estrutura chamada ‘carijo’ e aqui seguem até as folhas ficarem bem secas”.

O carijo é a estrutura onde os galhos são postos a fim de que o calor das brasas sequem as folhas. Durante esse processo, alguém deve estar sempre presente para que as brasas não se transformem em fogo, o que queimaria as folhas. Para isso, durante a noite foi realizada uma vigília acompanhada de tertúlia, feita pelos estudantes de Agronomia. Seu Zeno, que tem 70 anos, permaneceu durante toda a noite com os alunos. “É muito bom ver os novos aprendendo a fazer o que os antigos faziam”, afirma. Zeno conta que quando era pequeno, a fabricação de erva de sua família chegava cerca de mil quilos por ano. “A gente fazia duas vezes por ano e vendíamos. A saída era tanta, que quase não era suficiente”.

Seu Zeno em seu carijo montado na UFFS Campus Cerro Largo/RS passou quase 24 horas acordado secando a herva-mate

Sr. Zeno sentado ao lado do carijo montado na UFFS Campus Cerro Largo/RS  secando a herva-mate explicando o processo para estudantes de agronomia.

Na parte da manhã desta quinta-feira (18), as folhas já estavam no ponto certo para serem cancheadas e, logo após, seguiram para o pilão, onde foram trituradas. A erva produzida foi distribuída entre os estudantes em pequenas bolsas, também feitas por eles. “Trabalhamos todos em cooperação, em mutirão. Toda a produção foi simbólica para eles experienciarem e também para valorizar esse conhecimento popular”, destaca Bedati.

A carijada foi ainda um momento de diálogos e encontros onde estiveram presentes pessoas de várias cidades da região inclusive o sãoluizense Prestes Braga, Antonio Adalton – Estudante da Carrera Técnico Superior em Agroecologia no Instituto  La Multiversidad Popular – Posadas – Argentina que encantou-se com a 1ª Carijada em Cerro Largo e fez um processo de dialogo com os alunos do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS que  resgataram esse importante cultivo que é a produção da erva mate de carijo, produto este muito usado aqui em nossa região.

Antônio trouxe importantes questões da atualidade que se discutem no curso de agroecologia, onde falou a respeito dos importantes desafios dos profissionais que trabalham na terra, ou seja a tarefa de busca de reequilíbrio dos ecossistemas, pois hoje a terra está totalmente degradada pelo tipo de agricultura que hoje se pratica, bem como traz presente a necessidade de muitas mudanças nos seres humanos teremos muitos problemas logo ali a frente, tais como falta de agua, alimentos.

Na sua fala trouxe presente  “que não basta buscar fazer o processo de transição para a agroecologia, se o sistema hegemônico hoje apresenta como resposta um modelo de desenvolvimento baseado em muitas ações que são prejudiciais a natureza, tipo o agronegocio, a megamineria, as megarepresas, todos eles com um único objetivo, o lucro, sem importar-se com as pessoas e a natureza”.

A proposta é que a Carijada seja realizada anualmente.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2013

Produzido com materiais próprios e da página http://www.uffs.edu.br

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Educação, Oficinas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Carijada: UFFS Campus Cerro Largo/RS realiza evento para fabricação de erva-mate artesanal

  1. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s