Mineiro diz que contratação temporária é para lugar de mortos e aposentados

O deputado Fernando Mineiro (PT) questionou projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado solicitando a contratação imediata de professores para atender as necessidades temporárias da rede estadual de ensino. Segundo o parlamentar, a matéria que tramita na Assembleia Legislativa não trata apenas da substituição dos professores, mas trata também das vagas deixadas por pessoas aposentadas e falecidas. Em resposta, o deputado Getúlio Rego (DEM), que é líder do Governo na Casa, disse que os parlamentares têm a prerrogativa de aperfeiçoar os projetos enviados à Assembleia.
Durante seu pronunciamento, Fernando Mineiro relembrou as informações compartilhadas na reunião de ontem com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, ocasião em que ela pediu urgência na apreciação da matéria, justificando que, somente no primeiro trimestre de 2013, 892 professores estão fora da sala de aula, afastados por questões pessoais. “Queremos detalhes sobre essas licenças, além de informações sobre o número de profissionais ativos e inativos, qual o cronograma dos concursados. Lá no projeto, além da substituição para a sala de aula, prevê contratação para outras funções. Essas informações são importantes para que a gente não vote baseado no discurso”, declarou.

Deputado-FernandoMineiro-JoaoGilberto

O deputado Getúlio Rego afirmou que tais contratações fazem parte de uma rotina estabelecida dentro do setor de Educação. O parlamentar informou também dados sobre as ausências, dizendo que estão relacionadas a licenças médicas, licença-maternidade, participação em cursos, acompanhamento de cônjuge e licenças especiais. “Este é o instrumento a que o Governo propõe para a regularização do setor, para que não haja prejuízo”, declarou. O deputado falou ainda dos 3 mil professores concursados que foram convocados e que outros mil serão chamados até o final de abril.

//

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Educação e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Mineiro diz que contratação temporária é para lugar de mortos e aposentados

  1. Andresa disse:

    Mesmo que se contrate todos os professores aprovados no concurso ainda não suprirá a necessidade real do estado. Que se faça a chamada dos temporários sim, após a convocação dos concursados.

  2. Conceição Borges disse:

    Acredito que essa não será a solução. Conheço a realidade de várias escolas na Zona Norte de Natal e sei que há várias vagas. Não são licenças. São vaga que são preenchidas ou não com estagiários. Tem muita gente boa que esta aprovada a espera de uma oportunidade de emprego.

    • Andresa disse:

      Se é ou não solução, não sei, é a minha opinião. Como disse, chamem os concursado ai saberemos se há ou não necessidade de contratação de temporário. E ande mais pelo estado, o concurso não foi só pra Natal e ZN, ate porque em uma escola vizinho a minha casa está sem professor de Ciências a 4 anos, de português a 1 ano, ouvi dizer que vieram os concursados, mas depois eles se recusam a lecionar no interior …

  3. Mara disse:

    A situação no interior do Estado é pior. Falta professores de todas as disciplinas, a questão é que a mídia não mostra a situação das escolas de cidades pequenas como Parazinho, Caiçara. Pedra Grande e dezenas de outras. O que acontece também é que muitas pessoas do apoio pedagógico estão ocupando vagas em sala de aulas com as disciplinas de História. Geografia, Ciências; entre outros, o que acaba prejudicando os aprovados no concurso dessa disciplinas.Peço coerência e respeito.

  4. janaina carvalho disse:

    Estas vagas dos professores que por necessidades obtiveram a concessão do afastamento, deveriam ser preenchidas pela equipe de apoio pedagógico(suporte), acho que no edital do concurso foi solicitado 600 profissionais para esta função, contratar temporariamente um profissional ainda não formado para área é dar continuidade ao caos que se encontra a educação rn neste momento, além de ser ante constitucional e uma falta de respeito com toda população que espera uma solução e não enrolação. Janaina Carvalho-Recife .Pe Concursa e esquecida a quase dois anos a espera de nomeação.Obrigada por ler este desabafo, você ai.

  5. MARIA JOSÉ disse:

    BOM DIA A TODOS! EU COMO TODOS QUE ESTÃO COMENTANDO TAMBÉM PASSEI NO CONCURSO DO ESTADO , GOSTARIA MUITO DE UMA VAGA EM UMA ESCOLA DA ZONA NORTE, NO ENTANTO DEVIDO A FALTA DE TÍTULOS MINHA CLASSIFICAÇÃO CAIU E NÃO FUI E NEM VOU SER CHAMADA PELO QUE ESTOU VENDO ,, A PERGUNTA É, SE FORAM MAIS DE 13.000 APROVADOS NO CONCURSO, PORQUE QUE TEM QUE CONVOCAR TEMPORÁRIOS? NADA CONTRA, QUE ATÉ VOU ME INSCREVER PARA VER SE TENHO CHANCE,POR[EM ACHO QUE DEVERIAM CHAMAR OS CONCURSADOS, AINDA MAIS PORQUE ELES ESTABELECERAM ESSE TOTAL DE VAGAS DE 3.500 QUE NÃO É A REALIDADE DAS ESCOLAS PELO QUE ESTAMOS VENDO,E OUTRA, DEVERIAM ABRIR UMA EXCESSÃO E DAR A OPÇÃO PARA OS PROFESSORES SE APRESENTAREM, AQUELES QUE QUEREM IREM PARA AS ESCOLAS DA ZONA NORTE E EU DIGO PARA VOCÊS QUE TEM MUITA GENTE QUE PASSOU QUE MORA NA ZONA NORTE E QUE GOSTARIA DE OCUPAR A UMA VAGA DESSAS, OBRIGADA POR LER O MEU DESABAFO.

  6. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s