RN: Falta de professores leva alunos a “rodízio” de aulas – Quarta chamada

Da Folha de São Paulo

Um “rodízio” de alunos foi adotado no Rio Grande do Norte (RN) devido à falta de professores. Durante a semana, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. A medida atingiu principalmente estudantes do último ano do ensino fundamental.  De acordo com o sindicato potiguar dos professores, por volta de 20% dos estudantes do Estado foram atingidos pela medida. A rede, que atende aproximadamente 280 mil alunos, conta com aproximadamente 56 mil no rodízio, segundo o sindicato.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte foram convocados mais de mil professores para suprir a demanda. O órgão também afirma que outros 500 docentes concursados serão chamados nos próximos dias para integrar o quadro da rede pública de ensino.

Betânia Ramalho, secretária estadual alega que o déficit deste ano foi causado por fatores como o aumento do número de aposentadorias e de matrículas – por volta de 30 mil delas só em Natal. Além disso, muitos dos professores aprovados em concurso não atenderam as primeiras três convocações, o que contribui para diminuir a quantidade de efetivos.

Com a quarta chamada, a expectativa é que os novos professores já estejam nas salas de aula em até 30 dias. Enquanto isso, o governo pretende suprimir os horários vagos com “aulões” aos sábados e com a contratação de educadores para horários complementares durante a semana.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte – RN) alega que o déficit de profissionais abrange todo o estado. No interior, a situação é semelhante. Segundo números do Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, o estado tem um dos piores desempenhos no ensino fundamental do país. No anos iniciais, o estado do RN fica à frente apenas de Alagoas, o último colocado do país.  Para os anos finais, a rede estadual não cumpriu a meta para o 9º ano, ficando abaixo da média nacional, de 3,9.

Leia a matéria na íntegra.

//

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para RN: Falta de professores leva alunos a “rodízio” de aulas – Quarta chamada

  1. Elaine disse:

    É vergonhoso o nosso estado se encontrar em tal situação. A cada dia a imprensa nos surpreende com problemas administrativos, pois percebo que essa não é uma questão social, pois a sociedade não tem se calado. E isso vem acontecendo em todas as áreas: na educação, na saúde e na segurança, que são serviços que deveriam ser oferecidos a população com qualidade, e não com mínimas condições de atendimento, pois a nossa Constituição é muito clara quando se trata das necessidades básicas da população, o que vem acontecendo é anticonstitucional. É necessário abrirmos os olhos e ver o que os governantes estão fazendo e deixando de fazer, é inaceitável! Hoje temos a mídia e a internet que podem e devem ser usadas a favor da população. Como pode um estado tão rico, que tem tantos recursos para investir em qualidade de atendimento se encontrar em estado de calamidade? Como estão sendo usados esses recursos? O PROFESSOR precisa ser reconhecido, os aprovados no concurso precisam ser convocados e nomeados, urgentemente! A nossa população precisa ser ouvida, precisa ser atendida e espero as atitudes do governo não parem com a quarta chamada de professores, e que os resultados comecem a aparecer. Parabenizo o trabalho feito pelo blog Rádio Cirandeira, que além de nos manter informados nos dá espaço pra falar!

  2. beneilto silva disse:

    Será que vão chamar os filósofos desta vez?

  3. Querino disse:

    Alguém tem idéia de quando sai essa quarta chamada?

  4. Elaine disse:

    Os comentários é que sai agora, em abril, tinham dito no início, mas … Estamos só aguardando!

  5. Rodizio e contratação de educadores para horários complementares durante a semana foi triste….

  6. Daiana disse:

    Olha só,no grupo do facebook do suporte pedagógico eu li que esta convocação seria para o dia 27/04 e seriam chamados 1.200 profissionais da educação. Pelo que entendi, isto foi um acordo com o MP (mais um né!). Gostaria de saber se isto é sério e se vão dar o devido respeito aos suportes pedagógicos classificados que ainda não foram chamados. E SABE O QUE É IMORAL: TEM PROFESSOR QUE FOI CHAMADO QUE SE QUER FICOU CLASSIFICADO, ENQUANTO QUE NÓS QUE ESTAMOS CLASSIFICADOS DO SUPORTE PEDAGÓGICO TEMOS QUE PASSAR A HUMILHAÇÃO DE ESPERAR PARA ASSUMIR UM TRABALHO QUE É DIREITO NOSSO! Este governo da Rosalba é um caos…

  7. Daiana disse:

    Não. Elaine e Danielle o que esta acontecendo é que nós que passamos e nos classificamos para o suporte pedagógico não fomos chamados, enquanto que professores de ensino fundamental 1ª a 5° anos que só eram 246 vagas de pessoas aprovadas e classificadas ja foi chamado ate a 294. Ou seja, já esta trabalhando até quem passou depois da classificação, do número de vagas no edital, enquanto que nós que estamos aprovados e dentro da classificação somos suporte pedagógico ainda não fomos convocados. Foi deste absurdo que eu falei. #descaso desse governo

  8. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s