80 municípios fecham acordo com MiniCom para implantar projeto Cidades Digitais

Prefeitos assinaram documento em solenidade no Ministério das Comunicações. Projeto executivo para implantar redes nas cidades beneficiadas deve ser concluído em fevereiro
Brasília, 29/01/2013 – Prefeitos de 80 municípios de todo o Brasil assinaram nesta terça-feira acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais.

Mapa da Cidade Digital em Santo Ângelo: rede de fibra óptica interligará órgãos públicos

Mapa da Cidade Digital em Santo Ângelo: rede de fibra óptica interligará órgãos públicos

O programa busca a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento local através de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos. A previsão é de que o projeto executivo para implantação do projeto nas 80 cidades selecionadas seja concluído até o fim de fevereiro.

Durante a solenidade, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que o essencial do projeto é ajudar a melhorar o processo de gestão pública, interligando diferentes áreas como educação, arrecadação e saúde. “Tudo hoje exige informatização. Internet é bom para os negócios, para a educação e para a saúde, mas é importante sobretudo para construir e aprimorar a cidadania.”
O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.
Visitas
Lançado neste ano, o projeto será implantado inicialmente em 80 cidades das várias regiões brasileiras (veja relação abaixo). O Ministério selecionou duas empresas especializadas em infraestrutura de telecomunicações, que serão responsáveis por implantar a rede nos municípios contemplados.
As empresas já avaliaram a infraestrutura disponível e as condições de cerca de 50 cidades para receber o projeto. Esse trabalho e a apresentação de um projeto executivo deverão ser concluídos em todos os 80 beneficiados até o fim de fevereiro. As fases seguintes serão a implantação da rede de fibra ótica e o início da operação do programa nos municípios. A previsão é de que todo esse processo seja concluído até o fim de 2013.
Na assinatura dos acordos de cooperação com as prefeituras, a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, agradeceu a cooperação de outros órgãos do governo que ajudaram na elaboração do Cidades Digitais. “O objetivo maior é que a sociedade brasileira seja beneficiada”, frisou Lygia. Estiveram presentes no evento representantes de parceiros no projeto como Telebrás, Anatel, BNDES, Ministério do Planejamento, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, universidades federais do Pará, do Paraná e de Ouro Preto.

Fonte: http://www.mc.gov.br/sala-de-imprensa/todas-as-noticias/26373-80-municipios-fecham-acordo-com-minicom-para-implantar-projeto-cidades-digitais
Mais Informações sobre Cidades Digitais, Inclusão Digital, PNBL e outras políticas e ações na área das Tecnologias da Informação e Comunicação visite:

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Cidade Digital e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 80 municípios fecham acordo com MiniCom para implantar projeto Cidades Digitais

  1. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s