Projeto Cidades Digitais será implantado em sintonia com Plano Nacional de Banda Larga

Segundo o site do Ministério das Comunicações – MINICOM, o “Projeto Cidades Digitais será implantado em sintonia com o Programa Nacional de Banda Larga”, a afirmação encontra-se publicada no item perguntas frequentes da Secretaria da Inclusão Digital responsável pelas duas ações.

Programa Nacional de Banda Larga

Programa Nacional de Banda Larga

A pergunta feita no item Cidade Digital sobre quais os objetivos do PNBL sendo respondida incluindo O Projeto Cidades Digitais e afirmando a relação e sintonia de ambos com a demonstração dos pontos. Segue na íntegra a cópia da pergunta/resposta.

“Quais são os objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)?

O PNBL foi criado por meio do Decreto nº 7.175 de 12 de maio de 2010. Esse programa tem o objetivo de ampliar o acesso à internet no país de modo a:

●     Massificar o acesso a serviços de conexão em banda larga à Internet;

●     Acelerar o desenvolvimento econômico e social;

●     Promover a inclusão digital;

●     Reduzir as desigualdades social e regional;

●     Promover a geração de emprego e renda;

●     Ampliar os serviços de Governo Eletrônico facilitando o uso dos serviços do Estado;

●     Promover a capacitação da população para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e

●     Aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.

O Projeto Cidades Digitais será implantado em sintonia com Plano Nacional de Banda Larga e pretende contribuir especificamente para:

●     Democratizar o acesso à informação;

●     Construir uma política de e-Gov, a partir de uma visão que tem o cidadão como centro do modelo de gestão de serviços públicos, baseado na universalização do acesso, na qualidade e na integração;

●     Ampliar a transparência das contas públicas municipais através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação;

●     Produzir redução de custos e racionalização no uso de recursos;

●     Modernizar e viabilizar a qualificação da gestão pública para dinamizar a prestação de serviços públicos ao cidadão nos municípios e nas regiões administrativas do DF, como segurança pública, saúde e educação;

●     Fomentar e promover a produção e a oferta de conteúdos nos municípios brasileiros e nas regiões administrativas do DF; e

●     Estimular mecanismos participativos e colaborativos de gestão pública.”

Fonte: Ministério das Comunicações http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/perguntas-frequentes

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Cidade Digital e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Projeto Cidades Digitais será implantado em sintonia com Plano Nacional de Banda Larga

  1. Antônia Albuquerque disse:

    Podemos considerar que o “Projeto Cidades Digitais” ao ser implantado em sintonia com o “Programa Nacional de Banda Larga”, é um avanço para a democratização e universalização do direito a comunicação e informação, porém devemos estar antenados para capacitar as populações, com recortes de classe, gênero, geraçção, raça e etnia. A capacitação no sentido do domínio das ferramentas, educacional e político, pois será imprescindível a gestão das politicas, pois estão em disputa modelos de gestão. E nós queremos uma gestão participativa como caminho para universalização de direitos.

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário