Terceira Chamada só em janeiro e com aproximadamente 600 convocados afirma Secretária da Educação.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte se manifestou sobre a terceira chamada para o concurso de professores 2011 através da sua Secretária de Educação. A decisão anunciada pela porta voz da administração pública estadual é no sentido de não cumprir a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ou seja, não contratar os 1500 professores.

Segundo a Secretária, a terceira chamada já estava planejada com certa antecedência, devendo ocorrer a partir de  janeiro e convocar proximadamente 600 professores e professoras, a secretária assevera que essa é a demanda para o ano que vem e que os contratos temporários e estagiários estão sendo substituídos na medida em que seus contratos forem  acabando e que daqui pra frente serão chamados somente os professores para o quadro efetivo.

Perguntada sobre a decisão do TJRN no que tange a nomeação de 1500 professores a Secretária afirma que existe um planejamento que deve ser cumprido, sendo que devido ao  retorno de professores à sala de aula com a perspectiva de receberem o piso salarial a situação ficou mais confortável.

Em nenhum momento se falou dos aprovados e classificados para suporte pedagógico e nem se falou quando seria a previsão de chamamento do restante dos classificados e aprovados dentro do número de vagas.

Outra informação importante que foi fornecida é que dos 1957 convocados nas duas chamadas anteriores, somente 1609 foram nomeados, existindo um deficit entre a quantidade de convocados e de nomeados na ordem de 348 educadores, o que eleva a quantidade de vagas não preenchidas de 1500 para 1848, isso sem falar dos educadores aprovados e classificados para o cargo de suporte pedagógico.

Veja a entrevista na íntegra clicando aqui.

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Educação e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Terceira Chamada só em janeiro e com aproximadamente 600 convocados afirma Secretária da Educação.

  1. Rafinha disse:

    ATENÇÃO TODOS OS APROVADOS DA EDUCAÇÃO!!! LEIAM A DECISÃO A SEGUIR:
    “No entanto, conforme manifestações do autor, em duas ocasiões, e ainda dos próprios órgãos administrativos do Estado, ainda não houve o efetivo cumprimento do que foi homologado judicialmente. Apesar das razões apontadas pelo Estado (folhas516/517), entendo que medidas mais dinâmicas devem ser adotadas para que o ente público cumpra integralmente o acordo judicial, ademais considerando-se o tempo já decorrido entre a realização do concurso e a data atual. Desse modo, é razoável a pretensão deduzida pelo Ministério Público, de sorte que deve o Estado, diante da carência de pessoal que ele próprio informa (folha 517), e ainda considerando que o concurso público foi realizado, havendo, portanto, previsão de verba orçamentária para tanto, adotar as providências necessárias para, dentro de prazo razoável, efetivar a convocação e nomeação dos candidatos aprovados, a fim de suprir as carências da rede estadual de ensino. Diante do exposto, defiro o pedido autor para: 1) determinar que o Estado do Rio Grande do Norte cumpra integralmente a sentença homologatória, nomeando os candidatos aprovados (professores e especialistas em educação) dentro do número de vagas de que trata o Edital nº 001/2011-SEARH/SEEC, o que deverá ser feito dentro do prazo de 30 (trinta) dias; 2) determinar que a SEEC informe a este Juízo, no mesmo prazo, quantos professores temporários se encontram contratados, o prazo de vigência dos contratos temporários e natureza das vagas que ocupam. Intimem-se também para o cumprimento deste despacho a Procuradoria do Estado, o Secretário de Estado de Educação e Cultura e o Secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos. Publique-se e intime-se. Natal, 21 de agosto de 2012. CÍCERO MARTINS DE MACEDO FILHO Juiz de Direito Advogados(s): Tereza Cristina Ramalho Teixeira (OAB 6875/RN), Carla Campos Amico”
    Nº do Processo: 001.08.026076-5.
    Esta decisão foi deferida no dia 23/08/2012, porém devido a recursos para explicação uma audiência foi realizada no dia 06/11; no entanto, o Governo do RN pediu um prazo para levantamento das necessidades do Magistério Estadual e no 29/11 haverá a continuidade dessa audiência de instrução e Julgamento na 4ª vara de fazenda pública de Natal que foi consequência dessa decisão que se expressa para o cumprimento total do acordo.
    assim, a declaração da Secretária não faz o menor sentido!!!

    • ZEINE disse:

      É VERDADE RAFINHA ESPERO QUE A JUSTIÇA NÃO RETROCEDA E FAÇA JUSTIÇA CONOSCO QUE FIZEMOS O CONCURSO E FOMOS APROVADOS. EU, POR EXEMPLO, FIQUEI NA 7ª COLOCAÇÃO DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PÓLO V E ATÉ AGORA NEM SEQUER UMA ESPERANÇA DE SER CHAMADA. O QUE NÓS PODEMOS FAZER PARA QUE NÃO SEJAMOS LESADOS?

      • Daiana disse:

        Até onde eu entendo é OBRIGATÓRIO que eles convoquem as pessoas que se classificaram pelo número de vagas que tinham disponíveis no edital. Para o polo II do qual eu me escrevi no edital tinha 190 vagas. Eu estou classificada dentro deste número, na 111, portanto torna-se obrigatório a nossa nomeação. Se eles não quiserem nós abrimos um mandato de segurança ai eles vão ter que chamar É NOSSO DIREITO!

  2. edson disse:

    vamos esperar que seja logo essa convocação e que convoquem todos os aprovado ,que se faça justiça!!!

    • Jeane Cristina disse:

      também fui aprovada para suporte no polo 2 e vamos entrar com um mandato de segurança sim! as vagas estavam lá e pagamos,estudamos,fomos aprovados igual aos professores que já foram nomeados.Não somos idiotas queremos o que é nosso de direito.

  3. Janaina disse:

    Meus querido mais ridiculo é que ela diz na materia ao RN tv que não vai convocar ninguém LEVIANAMENTE, não é engraçado! eles só não foram levianos pra colocar a mão em nosso dinheiro.Sou aprovada para suporte, vaga esta descrita no edital e que nem existe. Nos estamos e fizemos foi papel de bobos.

  4. eudjan disse:

    Eu acho que o sinter tem que estar a frente dessa lista da 3º chamada se houver ,pois eles tem que chamar todos classificados no numero de vagas do edital,tem que completar com os suplentes ,pois eu acredito que essa e a ultima chamada desse concurso. se precisa a justiça obrigar chamar os classificados,imagina quando o governo vai fazer outra nunca mais ,uma vergonha ,o governo de são paulo abriu concurso pra 10 mil vagas e chamou mais de 18 mil sem ser obrigado pela justiça,são paulo e outra coisa o RN e isso ai

  5. Benedita disse:

    Fui aprovada para suporte pedagógico, ficando como 3ª colocada no pólo I. Me sinto completamente lesada por esta secretaria do estado e estou disposta a lutar na justiça, vamos nos reunir e começar a lutar pessoal ou ficaremos a ver navios. Meu e-mail é beneditarmoreira@gmail.com.

  6. Eduardo disse:

    Saiu uma materia no site do governo falando da 3º convocação, segundo esta lá serão convocados 1.162 professores.
    http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/educacao-anuncia-convocacao-de-1-162-professores-aprovados-em-concurso/13330/

    • Rafinha disse:

      ATENÇÃO TODOS OS APROVADOS DENTRO DAS VAGAS!!!
      Leiam a decisão em acordo entre o MPRN E SEEC-RN:
      “1) O Estado efetuará a nomeação de 587 especialistas em educação e 575 professores, totalizando 1162 candidatos, dentro do número total de aprovados no concurso, devendo a publicação da nomeação ser feita no Diário Oficial no dia 03/01/2013;
      2) A posse dos nomeados será coletiva e na data de 04/02/2013;
      3) Em caso de não ser alcançado o número de 1.162 candidatos empossados, o Estado se compromete a realizar novas nomeações, até ser alcançado o referido número(1.162 candidatos), o que deverá ser feito até o mês de abril/2013;
      4) Constatando-se que faltarão ainda 760 candidatos para que se atinja o número de 3.500 vagas conforme previsão do Edital, o Estado se compromete a convocar e nomear e dar posse a 760 candidatos aprovados, durante o prazo de validade do concurso. Tendo em vista a necessidade de se aguardar os resultados do presente acordo, fica desde já designada Audiência para a data de 16/04/2013, as 09hs. Ficam as partes presentes intimadas. E nada mais havendo a tratar, foi encerrado o presente termo que vai por todos assinado. MM. Juiz de Direito:”
      Portanto, parabéns a todos que seguramente serão nomeados em Janeiro de 2013 e que os Suplentes mais próximos das vagas fiquem atentos às desistências que ocorrem, pois segundo entendimento das partes o número de 1.162 efetivos deve ser concretizado.

      • Rafinha disse:

        Esta decisão em acordo foi realizada ontem 29/11, na 4ª vara da fazenda pública de Natal, no evento, estiveram presentes o MM. Juiz de Direito CÍCERO MARTINS DE MACEDO FILHO, Dra. CARLA CAMPOS AMICO, Promotora de Justiça, Dr. MIGUEL JOSINO NETO, Procuradores do Estado, Dra. GIZELE DANIEL DE ALMEIDA, Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado do RN, Dra. IVONETE BEZERRA DA COSTA, Coordenadora de Recursos Humanos do Estado do RN, Dr. JOAQUIM JURACI FARIAS DE OLIVEIRA, Secretário Adjunto de Educação do Estado, Dr. EVERTON MEDEIROS DANTAS, Assessor Jurídico da Secretaria de Educação do Estado, Dra. SUELY RODRIGUES NÓBREGA PIMENTEL.
        Parabéns a todos os aprovados!!!

      • Rafinha disse:

        Para quem deseja verificar a movimentação do processo e a decisão, este é o número: 001.08.026076-5.
        Eduardo, ou houve erro humano, ou má fé, de quem publicou esta matéria de que seriam apenas professores convocados em Janeiro de 2013!!!

  7. ZEINE disse:

    OLÁ RAFINHA BONS VENTOS O TRAZEM NOVAMENTE AQUI. FICO FELIZ COM A DECISÃO E CREIO QUE DESSA VEZ VOU SER CONVOCADA JÁ QUE FIQUEI EM 7º LUGAR NO PÓLO V. OBRIGADA POR VOCÊS DA RÁDIO CIRANDEIRA DEIXAREM A GENTE SEMPRE A PAR DOS ACONTECIMENTOS.

  8. edson disse:

    Rafinha, eu fiquei classificado em 14º no polo de pau dos ferros, ja chamaram 11, será que tem como
    saber se eu serei convocado, pelo numero de professores que eles irão chamar?
    no aguardo , obrigado!

    • Rafinha disse:

      com certeza serás chamados, há uma audiência marcada para 16 de abril de 2013, antes dela, o Estado do RN acordou que os suplentes completarão as desistências dos 1162 aprovados de Janeiro de 2013 e haverá mais uma convocação de 760 professores no próximo ano.

      • edson disse:

        Rafinha, muito obrigado!!! moro no Piauí , se não fosse pelas suas noticias na radio cirandeira eu tava cego e surdo sem nada a respeito do concurso.
        mais uma vez obrigado!!

  9. edson disse:

    ou só esperando pra ver?

  10. Carolina disse:

    Rafinha, é certo que o Estado nomeará todos os que passaram dentro das vagas para suporte pedagógico? Ainda não acredito.

    • Rafinha disse:

      Carolina, este foi o acordo assinado pelos Representantes do Governo do RN. Não somente os Especialistas (suporte pedagógico) como também 575 professores que estão dentro das vagas. Esperamos que o Governo do RN cumpra!!!

      • Janaina disse:

        Olá Rafinha , sou de Recife fiquei aprovada para suporte,porem um pouco fora do numero de vagas, eles disseram que precisariam de 196, e minha colocação ficou em 203(Ceara Mirim), será que tenho como acompanhar esta lista de convocados , pois eles quase nunca divulgam, principalmente pra quem esta tão distante , só estas trocas de noticias tornaram-se nossa unica forma de acompanhar tudo o que esta acontecendo.Pois a seec não informa nada por telefone , os func. existentes constumam tratar muito mau, qd é solicitado alguma informação. Agradeço antecipadamente a voçe e a todos, deste blog , e aguardo mais informações.

      • joilton g. da costa disse:

        joilton: olá, estou proximo das vagas para o polo II, o que posso fazer para acompanhar as desistências de canditatos que por algum motivo não possa assumir????, pois existe pessoas que já tem dois vínculos.

  11. Jocimar Cesário da Costa disse:

    Gostaria de saber, quantos professores de espanhol serão chamados para o POLO V, já que foram 22 aprovados e até agora só chamaram 2.

  12. Veloso disse:

    Bom dia a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Rafinha, vc pode me dar alguma informação se irão convocar professores para a disciplina de filosofia? desde já, agradeço!!!!!!!!!!

  13. emerson disse:

    Onde está a lista, rafinha quando será exposta na net a mesma?

  14. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s