Projeto Cidade Digital contempla Santo Ângelo e São Miguel das Missões

As Prefeituras Municipais de Santo Ângelo e São Miguel das Missões tiveram aprovados os projetos “Santo Ângelo Digital” e “São Miguel Digital” junto ao Ministério das comunicações. Esta será implementada através da Secretaria do Planejamento em parceria com projetistas tecnico-sociais da OpenTecnologia – Infraestrutura, Consultoria e Telecomunicações uma empresa de TI genuinamente missioneira.

Parcerias das propostas Santo Ângelo e São Miguel Digital

Para desenvolver os projetos “Santo Ângelo Digital” e “São Miguel Digital”, as Prefeituras firmaram parcerias com a PROCERGS, URI, UNINTESI, Polícia Militar, 14 Delegacia Regional de Educação, a Câmara Municipal de Vereadores, a IESA, o Sindilojas Missões e a OpenTecnologia, com a finalidade de colaborarem com a formação tanto do quadro técnico da Prefeitura Municipal, quanto da formação de profissionais em nível superior e técnico para operarem a Rede Banda Larga de Alta Velocidade Baseada em Fibra Óptica a ser instalada na cidade até o início de 2013. Ainda a OpenTecnologia firmou parceria para a operação da rede Santo Ângelo Digital.

Benefícios da Proposta

As propostas preveem a universalização e democratização do acesso a banda larga em nosso município que hoje é presente em aproximadamente 20% dos domicílios nos dois municipios e que se pretende disponibilizar utilizando diversas tecnologias (rádio, cabo metálico e fibra óptica) para 100% da área urbana do município e das comunidades rurais. A implantação das cidades digitais em Santo Ângelo e São Miguel ocorrerá em três etapas:

A primeira com a instalação do anel óptico de 20 Km por parte do Ministério das Comunicações que atenderá 30 estabelecimentos, órgãos e equipamentos públicos municipais e 4 pontos de acesso público gratuito.

A segunda etapa quando o anel vai ser ampliado para todos os órgãos públicos municipais e disponibilizada para os órgãos públicos estaduais e federais, e ainda para as associações, entidades privadas iniciando a disponibilização na área urbana do município.

A terceira quando se atingirá 100% da área urbana e das comunidades rurais do município.

Outro importante benefício vai ser a adoção de softwares públicos que serão instalados e disponibilizados pelo próprio Ministério das Comunicações que também fornecerá treinamento para a utilização, manutenção e gerenciamento dos mesmos, reduzindo custos com a compra de programas para a gestão municipal. Ainda haverá a adoção por parte da prefeitura de sistemas operacionais livres e abertos aumentando ainda mais a economia para os cofres públicos.

Com as Propostas aprovadas Santo Ângelo e São Miguel, temos a oportunidade de firmarmos as Missões como Polo Missioneiro de irradiação de um novo modelo de acesso às de Tecnologias da Informação, seja pela qualidade incomparavelmente superior que teremos, seja pelas parcerias que firmamos para a utilização dessa banda nas áreas da segurança, educação, inclusão digital e desenvolvimento do emprego e renda, seja pelos softwares que utilizaremos para a gestão municipal. As administrações municipais de Santo Ângelo e São Miguel das Missões tendo a frente respectivamete o Prefeito Eduardo Debaco Loureiro e o Prefeito Pedro Everling souberam aproveitar a oportunidade de fazer no município um investimento “a prova de futuro”, pois o que há de mais ilimitado no que tange a tecnologia e aos materiais é a fibra óptica.

O projeto em Santo Ângelo foi coordenado pelo Secretario do Planejamento Pedro Paulo Scolari Pillon e o projeto em São Miguel das Missões pela seu Secretario da Fazenda Rodrigo Pacheco que acompanhando passo a passo a consrução do projeto junto com seus técnicos administrativos conseguiram com seu empenho e dedicação construír as condições necessárias para a aprovação das cidades digitais em seus municípios.

A fibra óptica a ser instalada vai possibilitar a redução de custos em todos os setores da economia, pela qualidade e utilização desde a telefonia por IP até pela facilidade que teremos de acessar os serviços sociais das prefeituras de forma virtual. As Propostas são altamente democrática, pois preveem a criação de um comitês gestores formados por usuários que participarão diretamente do cotidiano do projeto desde a implantação até a gestão no dia a dia da operação da mesma, colaborando no planejamento do seu futuro.

Santo Ângelo e São Miguel integram o projeto piloto de Cidades Digitais do Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES, possibilitando a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população e ainda proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultando em desenvolvimento local.

Apresentaram proposta 263 municípios brasileiros, dos quais 192 foram considerados habilitados e após a análise 80 propostas foram selecionadas. A seleção considerou, entre outros requisitos, a capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. Na Região Sul foram aprovados, alem de Santo Ângelo e São Miguel da Missões, projetos de cidades Digitais de Candelária, Jari, Não-me-Toque, Nova Bassano e Joaçaba, sendo que os municípios de Santo Ângelo e São Miguel das Missões receberam consultoria de Alessandro da Silva Maia, José Eduardo Machado da Veiga e da equipe técnica da OpenTecnologia. Os critérios para pontuação foram definidos no edital de chamada pública nº 01/2012, dentre estes, o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto, e densidade domiciliar de acesso à banda larga.

A terceira quando se atingirá 100% da área urbana e das comunidades rurais do município. Nesta etapa já será possível o acesso a comunidade em geral, empresas e residências privadas.

Outro importante benefício vai ser a adoção de softwares públicos que serão instalados e disponibilizados pelo próprio Ministério das Comunicações que também fornecerá treinamento para a utilização, manutenção e gerenciamento dos mesmos, reduzindo custos com a compra de programas para a gestão municipal. Serão disponibilizados diversos serviços via internet, tipo marcação de consultas, verificações escolares, certidões on-line, entre outros…

Ainda teremos a adoção por parte das prefeituras de sistemas operacionais livres e abertos aumentando ainda mais a economia para os cofres públicos.

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Cidade Digital e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Projeto Cidade Digital contempla Santo Ângelo e São Miguel das Missões

  1. alluft Br disse:

    O que é difícil, historicamente em santo angelo é as coisas saírem do papel. Falta efetividade e sobra discursos….

    • mundosofismo disse:

      O projeto de Cidades Digitais é um projeto piloto que está em estado avançado de efetivação assim como o Instituto Federal Farroupilha que vai se instalar em Santo Ângelo, são recursos Federais que vão ser investidos no Município.
      Com certeza não é discurso sem fundamento e vai acontecer com certeza.

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s