Gilberto Carvalho confirma que Dilma avaliou desocupação do Pinheirinho como barbárie

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, confirmou hoje (27) que a presidenta Dilma Rousseff avaliou como barbárie a operação militar de desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

Reintegração de posse em São José dos Campos (SP)

Foto 7 de 175 – Vista geral do bairro do Pinheirinho, na zona sul de São José dos Campos, interior paulista. Muitas barricadas foram levantadas no local e a população espera a qualquer momento a chegada da tropa de choque para efetuar a reintegração de posse. Segundo a prefeitura, são pelo menos 1.600 famílias em situação irregular, que já foram avisadas para deixar a área invadida do bairro. A ordem da juíza da 6ª Vara Cível da cidade revoltou os moradores. O bairro existe desde 2004 e reúne 5.500 pessoas Mais Nilton Cardin/AE

“Sim, é verdade. É uma questão de método que se utiliza quando há um problema. Ou você parte para o método democrático de ouvir e resolver no diálogo ou vai para o enfrentamento armado sem levar em conta a necessidade de respeitar a dignidade daquelas pessoas”, disse, ao participar do Fórum Social Temático (FST) 2012.

Carvalho disse que o Ministério das Cidades, há anos, vem propondo ao governo de São José dos Campos uma alternativa para a situação mas que, “infelizmente”, o diálogo não foi levado até o final e a operação militar “deu no que deu”.

“Aquelas famílias são famílias pobres, carentes e precisam ser tratadas com a mesma dignidade com que eu trato aqueles que ocupam terras do Estado sem terem sido removidos”, ressaltou.

Sobre a acusação feita pelo PSDB de que o assunto foi transformado em questão eleitoral, o ministro disse lamentar que o partido esteja tentando alterar o que aconteceu. “Não há politização ou questão eleitoral no caso. O que há é a necessidade da denúncia de um método que é equivocado”, disse.

“O governo federal, ao contrário do que se diz, procurou fugir de qualquer característica de disputa eleitoral. Temos um respeito pelo governo do estado de São Paulo, uma boa relação. O governo federal pontuou a diferença de método e se ofereceu para ajudar na solução do problema. Agora, mais do que nunca, o que importa é a resolução do problema daquelas famílias”, concluiu.

 

Fonte: UOL

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Gilberto Carvalho confirma que Dilma avaliou desocupação do Pinheirinho como barbárie

  1. O que existe à uma confusão em torno da ideia de laicidade, que não à a mesma coisa que ateà smo”, continua Campos.

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s