Educação popular em saúde é destaque na 14ª Conferência Nacional

O programa de web rádio Em sintonia com a saúde é um dos vencedores do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa. A premiação ocorreu na tarde deste sábado (3), na tenda Paulo Freire, nas dependências do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizada a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Esteve presente o ministro Alexandre Padilha.

A programação da rádio, que aborda temas relativos à saúde, é pautada por alunos de dez escolas públicas do Ceará. “Além de escolher os temas que serão tratados, eles podem participar mandando perguntas aos entrevistados pelos programas de correio por meio da internet”, conta a enfermeira Gislene Holanda, da equipe técnica da Web Rádio Ajir. Um dos temas mais pedidos, segundo ela, é o crack, problema crescente em todo o Ceará.

O programa vai ao ar toda quarta-feira, das 16h às 17h, com a transmissão de entrevistas com especialistas em saúde, que são filmadas e armazenadas no blog da web rádio.

Esta experiência de educação permanente em saúde é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, em parceria com o Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde do curso de Enfermagem da mesma instituição. Já foi destaque do programa Salto para o Futuro, do Ministério da Educação, e premiado pelo Ministério da Cultura.

“Colocamos a produção científica em saúde da comunidade universitária a serviço dos jovens, ao mesmo tempo em que o estudante universitário e os docentes têm um veículo de comunicação alternativo, exercendo sua função de educador em saúde”, explica o coordenador Raimundo Augusto Martins Torres, professor da graduação e pós-graduação em Enfermagem.

O professor Augusto, como é mais conhecido, conta que o canal digital Web Radio Ajir foi criado há três anos pela Associação de Jovens de Irajá (Ajir), para que os jovens daquela cidades tivessem um mecanismo de comunicação com jovens de outras regiões.

A rádio traz conteúdos de música e esporte sempre na perspectiva da educação popular para o fomento mobilização comunitária e controle social. Para acessar: http://www.ajir.com.br/

Outros premiados

Em primeiro lugar na categoria Experiências Exitosas em Gestão Participativa em Município com até 50 mil Habitantes ficou o programa de orçamento participativo nos territórios da Estratégia Saúde da Família, na cidade de Cariré, também no Ceará.

Já o prêmio para a categoria envolvendo cidades com mais de 50 mil habitantes ficou com o município mineiro de Betim, pela gestão participativa na maternidade pública. E o estado da Bahia venceu na categoria Experiências Exitosas de Gestão Participativa no Âmbito do Estado, com o programa Mobilizasus: Estratégias para o Fortalecimento do Controle Social, da Gestão Democrática e Participativa.

Por: Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Educação popular em saúde é destaque na 14ª Conferência Nacional

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s