Internamento compulsório, alguns vídeos para o debate

A sociedade, realmente está preocupada com a questão das drogas, entre os mais atingidos com a situação estão os pais e familiares, principalmente dos usuários de crack e oxi. O governo do Rio de Janeiro vem a vários meses fazendo uso do internamento compulsório, utilizando policiais para realizar a “triagem”.

Agora a Presidenta da República, contrariando os indicativos da 14 Conferência Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde e todo o debate e a legislação da reforma sanitária e psiquiátrica, libera 4 bilhões para realizar o tratamento involuntários dos dependentes de drogas no Brasil.

Nesse senário as Comunidades Terapêuticas se autoapresentam como as destinatárias desses recursos, porém a mais das vezes, o paraízo que se vende como a qualidade das comunidades, não tem nada a ver com a realidade vivida enquanto interno.

A violação dos Direitos Humanos e a qualidade dos atendimentos de saúde são os principais problemas que podem ser encontrados nas comunidades terapêuticas. Falta de psiquiátras, psicólogos, nutricionistas, tecnicos de enfermagem, entre outros, bem como tratamento desumano ou a perspectiva do doutrinamento religioso são a realidade da maioria das comunidades, além da perspectiva da cobrança pelo serviço, mesmo nas confecionais.

O CAPS Centro de Atenção Psicossocial é um serviço da rede básica de atenção que possui as condições de atender com qualidade e de forma laica os usuários de alcool e outras drogas, sendo na nossa visão, o real endereço para a aplicação dos recursos públicos junto com os hospitais públicos, conforme preconizou a 14 Conferencia Nacional da Saúde.

Vejam abaixo alguns vídeos escolhidos para embasarem esse debate.

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Internamento compulsório, alguns vídeos para o debate

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s