Legitimação do SUS passa pela participação social

Durante a tarde do primeiro dia da 14º Conferência Nacional de Saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, os desafios para efetivar a participação, a gestão participativa e o controle social na saúde foram os temas de debate na Sala Salgueiro.

A professora do instituto de filosofia e ciências humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Evelina Dagnino, abriu a conversa lembrando que apesar dos avanços no controle social, conquistado ao longo dos mais de 20 anos de SUS, o momento era de discussão da qualidade do debate. “Hoje mais de 50% dos municípios possuem, em alguma instância, um conselho de saúde. A participação popular já é uma realidade no SUS. Temos que discutir agora como fazer a discussão com qualidade e foco.”, disse Dagnino, para concluir em seguida lembrando que o caminho ainda não está concluído. “Temos uma longa jornada ainda”, finalizou.

Enquanto isso o presidente do instituto de direito Sanitário Aplicado (Disa),Nelson Rodrigues dos Santos, concluiu lembrando a importância da mão dupla das informações. “Não basta apenas nós levarmos os problemas da sociedade para o governo. Temos que levar também, para sociedade, os problemas e entraves que identificamos no governo e tornam mais difícil a tarefa de melhorar a saúde no Brasil”, finalizou.

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Legitimação do SUS passa pela participação social

  1. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s