Conferência Nacional de Saúde inicia com ato em defesa do SUS dia 30 de novembro quarta-feira

A programação da 14 Conferência Nacional da Saúde (CNS) que tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Público, patrimônio do povo brasileiro”. Tem como atividade de anunciação um ato em defesa do SUS que foi organizado pela CTB, CONAM, CGTB, Força Sindical, CONASEMS,  CONASS, CONTAG, CNBB, CNTSS, COBAP, UNE e CUT.

A programação  do ato em defesa do SUS será o seguinte:
Durante a madrugada e a manhã chegada dos conferencistas e deslocamento para os alojamentos
12 as 13h, deslocamento para o centro de convenções
13:30h, Saída de ônibus do Centro de Convenções
14:00h, Concentração em frente à Catedral
14:00h, Ato de lançamento da Campanha “30 horas é o limite”
15:00h, Percurso: Esplanada – Congresso Nacional
16:00h, Ato Político em frente ao Congresso Nacional

Após o ato teremos a abertura da CNS, que acontece entre 30 de novembro e 4 de dezembro, também na capital federal, e as entidades dos trabalhadores e movimentos sociais elegeram como prioridade para esse encontro a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 29, que determina índices mínimos de aplicação da receita bruta para a saúde para as três esferas de governo: 12% para os estados, 15% para os municípios e o equivalente ao orçamento anterior mais o a variação do Produto Interno Bruto (PIB), no caso da União.
Durante a manifestação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) também defenderá uma de suas maiores bandeiras de luta: a implantação da jornada de 30 horas semanais para todos os trabalhadores da saúde. Para isso, relançará a campanha que promoveu em 1996, em todo o território nacional.


Um dos debates importantes com relação a redução da jornada de trabalho, é que ela deve vir sem a redução de salários, ao contrário do que ocorreu em Natal no Rio Grande do Norte, que é uma ameaça que pode ser repetida em outras capitais e unidades da federação bem como vir indicado no texto produzido no Congresso Nacional.
Outro debate que deve polemizar o cenário da conferência são as formas de privatização que vem ocorrendo no SUS, onde os empreendimentos privados estão sendo constituídos não como forma suplementar mas como forma prioritária.
O mais novo desafio é a questão do debate no congresso nacional com relação ao financiamento (compra de vagas), nas clinicas de recuperação privadas para o tratamento de dependentes químicos.
Neste sentido existem vários pontos que precisaremos tratar:
1- Cuidado para não voltarmos ao sistema manicomial, retrocedendo em uma luta de décadas.
2- Investimento de recursos da saúde em clínicas que não dão assistẽncia a saúde e sim orientação espiritual, fugindo completamente da laicidade do estado e do escopo da saúde que necessita de profissionais da área, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.
3- Desviar os recursos de uma rede de tratamento que existe e que precisa ser apoiada onde se encontre o CAPS, os Hospitais Psiquiatricos, a constituição de leitos nos hospitais e a especialização dos caps para que todos se tornem de atendimento integral.
A problemática do atendimento aos dependente químicos e a todos que usam o SUS devem ser juntamente com a discussão sobre os problemas enfrentados pelas categorias profissionais devem ser um debate riquíssimo da CNS.
Nós da Rádio Cirandeira vamos buscar estar ao vivo via twitcam transmitindo os debates da CNS, estamos levando o equipamento, resta apenas verificar em Brasília as condições de disponibilidade de rede de internet para viabilizar nossos trabalhos.

De qualquer forma vamos estar informando diariamente os acontecimentos através do nosso blog e do FaceBook

Alessandro Maia
Delegado Estadual por Natal da Conferência Nacional de Saúde (segmento usuários)

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Conferência Nacional de Saúde inicia com ato em defesa do SUS dia 30 de novembro quarta-feira

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s