No Rio de Janeiro, conjunto de atividades apresenta críticas à Copa do Mundo

A partir de hoje (24) até sábado (26), a cidade do Rio de Janeiro, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014, terá jornada de atividades em contraposição ao megaevento esportivo. A organização é do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Como primeira atividade, ocorreu hoje o seminário O BNDES e os Megaeventos, discutindo as violações de direitos humanos em decorrência das obras da Copa e das Olimpíadas de 2016, financiadas pelo banco público.

Já nesta sexta-feira (25), o debate Copa: Paixão, Esporte e Negócio contará com as contribuições do jornalista Juca Kfouri, da urbanista da Universidade de São Paulo (USP), Ermínia Maricato, e do escritor e historiador Luiz Antonio Simas, com mediação de Inalva Mendes Brito, moradora da Vila Autódromo, comunidade ameaçada de remoção na zona oeste do Rio de Janeiro.

O evento ocorrerá na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e também terá o lançamento do livro O Jogo Continua – Mega-eventos esportivos e Cidade,organizado pelos professores Gilmar Mascarenhas, Glauco Bienenstein e Fernanda Sancheze lançado pela Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

No sábado, haverá intervenção na inauguração da feira internacional de futebol SoccerEx, que reunirá empresários, cartolas e ex-jogadores de todo o mundo. A partir das nove horas, representantes de movimentos e organizações sociais pretendem fazer um ato simbólico na Praia de Copacabana, local do evento.

A intenção é distribuir panfletos durante a fala de abertura da Secretária Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, e durante o jogo-exibição promovido pela feira, mostrando os problemas sociais que a Copa vai gerar para comunidades pobres das cidades-sede.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) fica na Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro. Já a feira SoccerEx ocorrerá no Hotel Copacabana Palace, na Praia de Copacabana.

Camila Queiroz
Jornalista da ADITAL

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para No Rio de Janeiro, conjunto de atividades apresenta críticas à Copa do Mundo

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s