Lançamento Pelo NOADE da XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

A semana nacional de politicas sobre drogas, foi proposta pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, que articula com os Conselhos de entorpecentes dos estados, no caso de Natal o CONEN/RN – Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Norte.

Sensibilizado pela campanha  NOADE – Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal, vem à vários dias aproveitando as visitas agendadas e continadas de acompanhamento, convidando técnicos, dependentes em recuperação e comunidade em geral para que participem das atividades programadas.

A programação oficial do NOADE iniciou hoje às 9 horas com a montagem da tenda da XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas em frente ao TJ – Tribubal de Jusiça e a atividade de abertura teve a participação de autoridades estaduais, municipais, usuários, comunidade e a equipe do NOADE.

Da esquerda à direita Alessandra, Mayse, Anne, Mary, Dr. Saraiva,Neide, Andréia e Cláudia

Após a abertura da Semana, o Noade fará panfletagem em frente ao prédio do Tribunal de Justiça durante todo o dia. No dia 21, o Núcleo ministrará uma palestra na Escola Municipal Josefa Botelho, na Vila de Ponta Negra e no dia 22, será a vez do Fórum Miguel Seabra Fagundes receber a ação preventiva.

O que é NOADE?

No Poder Judiciário Potiguar, o Noade é o órgão responsável pela luta contra a problemática das drogas. O Núcleo trabalha de forma ampla através da prevenção, do tratamento e da reinserção social, com um modelo de enfrentamento pioneiro no país, denominado Justiça Terapêutica, atendendo tanto a demanda judicial, como também a espontânea e a familiar. Segundo a coordenadora, Lucineide Medeiros, em 11 anos, mais de 2.400 pessoas já foram atendidas pelo Núcleo.

Através do Noade, as pessoas que praticam crimes onde o componente “droga” esteja presente de alguma maneira podem, nos casos previstos na legislação, podem cumprir medidas sociais e participar do tratamento, que tem o objetivo de proporcionar a modificação de comportamentos delituosos em comportamentos socialmente adequados.

O Núcleo está vinculado a 9ª Vara Criminal de Natal, mas a partir de agosto também vai atuar junto ao Juizado Especial Criminal da Zona Norte. De acordo com Lucineide Medeiros, a equipe do Noade participará de uma audiência coletiva com vários acusados que possuem envolvimento com drogas, nessa audiência o Noade fará a sensibilização para o problema das drogas e explicará como funciona o tratamento. Na audiência individual, que ocorrerá na mesma ocasião, caso a legislação permita, o usuário poderá optar por fazer o tratamento.

O atendimento do Noade, a partir de agosto, também ocorrerá no Fórum da Zona Norte e grupos psicossociais serão criados para funcionar como uma espécie de grupo terapêutico que atenderá, em seis reuniões (um a por semana), usuários eventuais de drogas, trabalhando temas como a autoestima, vínculos, cidadania, reinserção social dentre outros.

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Lançamento Pelo NOADE da XII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s