2012: Campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar

Elaborada em julho do ano passado, a campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) tem o objetivo de promover em todo o mundo a elaboração e efetivação de políticas públicas que garantam a viabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar com sustentabilidade no campo. Além disso, potencializar o papel das organizações e movimentos sociais dependentes e defensores do meio ambiente, assim como sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de agricultura familiar compõe a estratégia da campanha.

Lançada em julho do ano passado, a instituição do AIAF pretende assegurar medidas de longo e médio prazo que possam garantir o desenvolvimento da atividade da agricultura familiar com responsabilidade ambiental uma vez que a iminente crise causada pela escassez de alimentos e a alta no preço dos produtos ameaça a economia mundial.

Por isso, entidades organizativas da agricultura familiar, movimentos e associações propõem à Organização das Nações Unidas (ONU) a declaração do Ano Internacional da Agricultura Familiar para diminuir o êxodo rural, proporcionar o acesso à terra e realização da reforma agrária, propor o comercio internacional de produtos embasados numa efetiva e promissora política que estabeleça relação de mercado local e regional favoráveis aos produtores, com acesso à tecnologia e pesquisas direcionadas aos agricultores familiares, numa perspectiva global.

Na última terça-feira (12), Elisângela Araújo reuniu-se com José Maria Ceberio, um dos coordenadores da campanha pelo Fórum Rural Mundial, organização comprometida com o desenvolvimento sustentável, qualitativo da zona rural.

Para a coordenadora, é justo que a ONU declare 2012 o ano da agricultura familiar.

“Com a importância que a agricultura familiar exerce, é ideal que a ONU tenha um ano como esse, específico. Isso irá reforçar nossas pautas e firmar em todo o mundo como modelo de desenvolvimento sustentável” considerou.

Fonte: http://www.fetraf.org.br/site/noticia.php?not=not01&&id=4

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 2012: Campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s