Recid do Ceará inicia Curso de Formação em Educação Popular com enfoque na metodologia freireana.

Recid do Ceará inicia Curso de Formação em Educação Popular com enfoque na metodologia freireana enquanto o Rio Grande do Norte prepara-se para iniciar sua versão em junho.

Curso de Formação em Educação Popular com enfoque na metodologia freireana

Curso de Formação em Educação Popular com enfoque na metodologia freireana

A Rede de Educação Cidadã – RECID/CE, Instituto Paulo Freire e Associação dos Educadores Populares do Ceará – Movimento Ceará realizam processo de formação em educação popular voltada para o fortalecimento das práticas pedagógicas dos movimentos populares que dialogam com a construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Metodologia e conteúdos:
O curso será realizado em quatro módulos facilitados por Educadores do Instituto Paulo Freire/Unifreire em conjunto com o coletivo da Rede de Educação Cidadã – Recid/CE, com os seguintes conteúdos:


1º Módulo: Concepções teórico-metodológicas da educação popular;

2º Módulo: Educação Popular e Movimentos Sociais: Práticas e reflexões

3º Módulo: Os desafios de ser educador popular nos diversos espaços de atuação política.

4º Módulo: Sistematização e socialização de experiências e saberes populares

A Rede de Educação Popular do Rio Grande do Norte está em conversação com o IPF desde 2009 para a realiação de um processo educativo nesses moldes e estamos planejando um Curso de Formação em Educação Popular Freieana. A perspectiva de início do processo formativo é para o mês de junho de 2011.

Nesta formação vamos buscar democratizar os conhecimecimentos adquiridos nas Cirandas da Educação Popular, utilizando metodologias que atualizem os processos vivenciados nas cirandas, para a realidade local dialogando com a o dia-a-dia de comunidades do Rio Grande do Norte.

A atividade formativa vai possuir ainda módulos específicos para tratar da Educação do Campo, Educação para Comunidades e Movimentos Urbanos e ainda um módulo de formação para utilização de metodologias de alfabetização freireanas.

O número de educandas e educandos participantes vai ser entre 40 a 60, qualificando nossa ação com a consolidação de um grupo educadores e educadoras formados e prontos para atuar com domínio da metodologia de educação freireana em todos os núcleos da RECID.

Ainda na perspectiva da educação como um processo continuado, na última reunião da Comissão Nordeste dialogamos sobre as formas de integrar os estados do Nordeste para a realização de atividades integradas, de onde surgiu a proposta de agregar os estados em grupos de 3, onde o Rio Grande do Norte, O Ceará e a Paraíba formaram um grupo onde as atividades de formação também devem acontecer de forma coletiva e integrada.

O próximo período promete ser de muita formação no nordeste, pois além das atividades locais e estaduais, provavelmente teremos atividades que reúnam mais de um estado e até o Nordeste todo.

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Recid do Ceará inicia Curso de Formação em Educação Popular com enfoque na metodologia freireana.

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s