A guerra civil brasileira, uma conversa no msn

Não tenho televisão e por pura opção, então o mundo vive me dando surpresas, as coisas acontecendo e eu sou o ultimo a saber. Creio que prefiro me informar no mundo, assim preservo meus sentimentos, pois ainda sei me emocionar, e me preservo o direito ao inesperado ao inexorável.
Hoje quando ligo o computador e entro no comunicador imediatamente um amigo carioca que não vou identificar por questões obvias, me chama para conversar.

Vila Cruzeiro - Publicada originalmente no SitenPoemas e Conflitos

Vila Cruzeiro - Publicada originalmente no Site Poemas e Conflitos

Amigo no rio diz:
meu amigo
me salva dessa guerra
que ta no Rio
eu to trancada na sala do trabalho
porque não podemos sair
estou num campo de guerra
Amigo em Brasília diz:
Vem pra Brasília
 Amigo no rio diz:
você ta acompanhando
o que esta acontecendo?
Amigo em Brasília diz:
eu tava no banho
Amigo no rio diz:
tanques de guerra nas ruas
Amigo em Brasília diz:
não
Amigo no rio diz:
os marginais estão tacando fogo nos ônibus
nos trens aqui no Rio
Amigo em Brasília diz:
precisava de tudo isso?
parece uma guerra civil brasileira
Amigo no rio diz:
você tem noção de quanta gente vai morrer inocente? com tanques de guerra nas ruas?
Amigo em Brasília diz:
eu imagino a crueldade dessa ação
Amigo no rio diz:
a policia entrou na favela com os tanques e o caveirão
os marginais estão saindo correndo pelas matas
Amigo em Brasília diz:
e quem deu os tanques?
compraram na feira do paraguai?
Amigo no rio diz:
a Marinha
Amigo em Brasília diz:
Onde você se encontra nesse Exato momento ?
Amigo no rio diz:
na Zona Oeste do Rio
tivemos um arrastão
no calçadão agora
Amigo em Brasília diz:
Como esta a situação agora ?
Amigo no rio diz:
No momento aqui está um pouco mais calmo, porém faz poucas horas teve um arrastão no calçadão, os trens e ônibus estão parados devido aos tiroteios
a Polícia está ocupando a favela da Vila CRUZEIRO que fica próximo ao Centro do Rio… Os marginais estão fugindo para as outras favelas e a situação está cada vez mais complicada, pois todos os lugares do Rio estão expostos aos ataques
Amigo em Brasília diz:
O local que você esta, pode sair dai? podes voltar pra casa? precisa de alguma ajuda?
Amigo no rio diz:
os trabalhadores que moram na Zona Norte ou mais para os Centros não podem sair daqui e os que trabalham no Centro não podem voltar para suas casas.
Amigo em Brasília diz:
E qual a tua situação nesse contexto?
esta trabalhando ou em casa?
Amigo no rio diz:
no momento estou no trabalho, como disse, as coisas por aqui já estão tranquilas
só pelo Centro
que está mais complicado
Amigo em Brasília diz:
sim
e tua casa fica em que região
Amigo no rio diz:
Zona Oeste
que é onde no momento está mais calmo
ontem a noite
que tivemos
ônibus
queimados
e hoje arrastões
Amigo em Brasília diz:
Que bom que você esta a salvo
Amigo no rio diz:
no momento
a Policia está concentrada na Vila Cruzeiro
Amigo em Brasília diz:
mas você disse a momentos atras que teve um arrastão no calçadão
Amigo no rio diz:
sim
no bairro de BANGU
nós aqui
da Zona Oeste
estamos em pânico, pois nossos familiares
e amigos
que trabalham pelo Centro
e moram aqui
não tem como voltar pra casa
se essa situação não acalmar
Isso é uma vergonha
Amigo em Brasília diz:
Qual a tua opinião sobre a ação da policia e os seus efeitos sobre o rio de janeiro
querido?
Amigo no rio diz:
Olha na minha opinião
isso tudo era previsível
os marginais não iam deixar esse plano de UPPs (Unidades de Policia Pacificadora)
sim
eles não iam deixar isso barato
Essa ação de levar tanques para as ruas, é algo que mostra o total despreparo da Policia e desespero dos governantes, algo completamente assustador que se a policia tivesse se preparado para isso não haveria necessidade, a policia precisa agir com inteligência…
Amigo em Brasília diz:
Esses marginais, em fuga, vão voltar ou vão acabar se espalhando pelo estado e ate Brasil?
Amigo no rio diz:
primeiro a Policia vai ter muito trabalho ainda para tirá-los daqui, ainda vão morrer muitos inocentes até que isso tudo acabe…
Como a tráfico não vai acabar, e isso é fato, eu acredito que os marginais se espalhem pelo Brasil, sim
como muitos já estão indo para outros Estados
O Estado diz que não vai dar Trégua e os marginais dizem que não vão recuar
e com isso quem sofre é a população
Amigo em Brasília diz:
Verdade.

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A guerra civil brasileira, uma conversa no msn

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

