Oficina de Comunicação Popular da Rede de Educação Cidadã em Sergipe Produz Video, Blog, Zine, Rádio Comunitária Itinerante e Gravação Independente de Rap

Comunicação Tem que ser POPULAR!!!
“Paulo Freire,
Velho barbudo mudaria o mundo
se deixassem ele pensar,
agora eu da periferia
com ele posso rimar
para o mudar Transformar.”
Do dia 06 ao dia 09 de Agosto foi realizado na Capital Nordestina batizada com o sangue guerreiro do Cacique Serigy, da cor das Araras flamejantes e do púrpuro CAJU, a Oficina de Comunicação Popular, promovida pela Rede de Educação Cidadã  (RECID) em parceria com o grupo Aliados pelo Versos (ALPV) e a Central Única das Favelas (CUFA). A assessoria ficou por parte dos educadores Daniel Resende e Sinho da RECID de Sergipe, do Gaúcho Alessandro Maia, popular Che, educador da RECID do Rio Grande do Norte e da participação especial da gatinha Sakura das Alagoas e contamos ainda com o apoio estimado da professora Rosângela que nos recebeu em sua casa.

Radio Comunitária Manguezal na Comunidade de São Conrado em Sergipe.
Radio Comunitária Manguezal na Comunidade de São Conrado em Sergipe.

No primeiro dia (06/08) foi demonstrada a importância da comunicação na construção do Poder Popular. Definimos, de forma sintética e coletiva, Comunicação Popular como:
“Direito, voz, grito da comunidade que a muito oprimida esta sufocada… calada, mas que, por meio de suas expressões fala de suas necessidades e carências dando abertura para organização e trabalho coletivo gerando um movimento solidário que utiliza nossa linguagem traço de nossa identidade para informar de forma independente possibilitando compreender o real de nossa comunidade e construir o Novo que vem dos excluídos”.
Depois dividimo-nos em cinco grupos para melhor trabalhar as diferentes formas de comunicação popular dando destaque, dentro da oficina, para as técnicas de rádio, gravação de áudio e imagem, criação de blogs e zine.
No fim da tarde participamos de um ato público: “Marcha Aracaju contra o crak, a favor da vida”. Aproveitando o momento interagimos com o ato ensinando técnicas de break a molecada que ali estava numa inesperada oficina relâmpago na Praça Fausto Cardoso.
À noite, fomos muito bem recebidos na comunidade de Porto Dantas e com o auxilio de Thiago Aquino da Associação Sergipana de Surf saímos as ruas para fazer a primeira gravação de Áudio juntos com a equipe de produção de imagem, enquanto a equipe de software livre criavam o blog de divulgação Cultura Sergipana. Nos dias 07 e 08 fomos visitar as comunidades periféricas do Pantanal, são Conrado e Coqueiral. Rompendo a trivialidade do quotidiano dos moradores, a Rádio Itinerante Manguezal alardeava rimas e versos e se transformou em instrumento de denúncia como também de valorização da cultura Hip-hop e da identidade suburbana.

Gravação de Cd de Hip-hop em Estudio Improvisado na Comunidade de Porto Dantas Sergipe.
Gravação de Cd de Hip-hop em Estúdio Improvisado na Comunidade de Porto Dantas Sergipe.

Foi através dela que transeuntes e lideranças apresentaram suas comunidades e interagiram voluntariamente dando voz e reproduzindo sons e ecos daqueles que só escutavam, mas que agora querem falar. Enquanto isso, o grafite dava vida e embelezava as paredes que estavam a ermos tristes. Fleches luminosos rolavam soltos capturando momentos, cenas e paisagens periféricas nada belas, mas que representam a vida sofrida e sentida na pele. Tudo era registrado pelas gravações auditivas e visuais.     Ao entrar pelos becos do São Conrado a convite da CUFA ou ao vermos as crianças do Pantanal dançarem na CHAMA – Consenso  Humanitário de Arte e Movimento de Aracaju) sentíamos a fluidez de uma Mística da Resistência Urbana que transforma espaços embaixo das pontes em centos culturais.  As crianças eram as primeiras a virem demonstrar seu fascínio e curiosidade sendo parte dessa mística que emana da periferia como no depoimento de luta de Tia Dora, como também, das batidas rítmicas das bases, do som do reggae e do rap expressões legítimas da Vida e Esperança.

Tia Dora Apresentando o Projeto CHAMA na Rádio Manguezal na Comunidade Pantanal em Sergipe.
Tia Dora Apresentando o Projeto CHAMA na Rádio Itinerante Manguezal na Comunidade Pantanal em Sergipe.

No dia 08 no Coqueiral a sombra das mangueiras, relembrávamos Paulo Freire num dialogo sobre educação, comunicação e poder popular. Concluímos as gravações e partimos para a sistematização cujos resultados foram o CD Cultura Sergipana, o blog http://cultura-sergipanaatitude.blogspot.com/, o zine e o vídeo Comunicação Popular.
Na segunda-feira dia 09, concluímos a oficina com o aprofundamento do entendimento do que vem a ser Poder Popular, com a apresentação dos resultados atingidos e o lançamento do Plebiscito sobre a Limitação da Propriedade da Terra, pois somos todos Sem Terra. Mais uma vez, a nossa expressão Mística de pura resistência perpassa a mera criação musical e transformasse em revolução pela palavra e atitude afirmativa.

PERIFERIA QUE OUSA RIMAR, CONSTRÓI O PODER POPULAR!!!

Anúncios

Sobre mundosofismo

Somos educadores populares e acreditamos na teoria de educação freirena, este espaço se destina a comunicação popular nas mais variadas mídias e formas. Buscamos colaborar com a liberdade de expressão através da defesa absoluta da democratização da mídia, colaborando com causas e movimentos e seus protagonistas nas lutas em todas os meios inclusive através do ciberativismo em Rede Mundial de Computadores.
Esse post foi publicado em Oficinas. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Oficina de Comunicação Popular da Rede de Educação Cidadã em Sergipe Produz Video, Blog, Zine, Rádio Comunitária Itinerante e Gravação Independente de Rap

  1. Pingback: Noticias mais visualizadas na Rádio Cirandeira no ano de 2011 – Retrospectiva | Rádio Cirandeira

  2. Pingback: Rádio Cirandeira Ultrapassa as 200.000 visualizações | Rádio Cirandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s